Diário Projeto Gordinha Mais Saudável – alimentação

Projeto Gordinha Mais Saudável – primeiros passos para uma vida mais saudável: mudança na alimentação e atividade física.

Um plano alimentar sob medida, respeitando minha profissão e minhas limitações. Incrível como a Nutricionista Luciane Fonseca, que atende na AMA Fisioterapia e Estética, fez tudo com tanto carinho para mim.

Diário Projeto Gordinha Mais Saudável - 01 001

Ela levou em conta tudo, desde minhas preferências, limitações, e até os eventos que eu participo. E em vez de falar para eu “não ir” aos eventos, ela deu alternativas muito interessantes. Tanto é que mudei bastante as compras no mercado. E mudou até a forma como eu encaro algumas coisas sobre alimentação.

Uma das coisas que mais sabotam os regimes é isso, quando a pessoa se “castiga” quando come errado, quando acha que perdeu todo o esforço da última semana por causa daquela bolinha de queijo. E isso é uma cilada bino! Deu uma enfiada de pé na jaca? Tudo bem! Volte normalmente a sua alimentação saudável depois. Se as escorregadas acontecerem de vez em quando e você não se alarmar com isso, elas não vão fazer você engordar horrores e nem aumentar drasticamente colesterol e outros problemas.

Então a Fase 1 foi: reeducação alimentar. Regimes idiotas e radicais estão fora desse blog e da vida dessa gordinha aqui! A palavra de ordem foi: reeducação alimentar.

A Luciane me ouviu sobre tudo. E decidiu um caminho bem bacana para mim: já que em alguns eventos tem carboidratos, pediu para eu cortar no dia a dia esse item. Eu tenho me sentido muito bem com isso. Compro mais legumes, verduras, frango, ovo, e claro, uma carninha vermelha 2 vezes por semana. Ah sim, e tenho tomado muito chá! O açúcar é algo que naturalmente eu já não estava usando em cafés, chás, sucos e outros. Quando você aprende a apreciar o sabor dos alimentos, o açúcar se torna desnecessário em várias situações.

A Luciene Fonseca é nutricionista na AMA Fisioterapia e Estética desde a inauguração (2011), é formada em nutrição e fez pós graduação em nutrição clinica. Além de possuir outras especializações como nutrição materno infantil, nutrição esportiva, cirurgia bariátrica, entre outros. Ou seja, ela entende muito!

Eu perguntei para ela qual a diferença entre dieta e regime: “A Dieta seria uma reeducação alimentar, mudar os hábitos alimentares de acordo com as necessidades de cada pessoa, que pode ser desde perda de peso ou para controle de algumas patologias como, por exemplo, diabetes e hipertensão. Já o Regime consiste em uma restrição alimentar para um resultado imediato, geralmente ‘corta’ alguns alimentos visando uma perda de peso e por um período de tempo.”

Para ajudar meu metabolismo, estou comendo de 3 em 3 horas. Até mesmo para nunca ir “morrendo de fome” para eventos e comer demais. Ela me forneceu algumas receitas funcionais e fáceis, bem bacana! Estou aos poucos incorporando várias dicas dela no meu dia a dia. Além disso, ando com a lista de substituições, para sempre escolher o melhor para minha meta.

O acompanhamento nutricional é muito importante para a saúde. Uma das coisas que eu me prejudiquei muito foi acreditar que eu dava conta sozinha. No auge da colite eu tinha uma restrição alimentar muito forte, eu caí na besteira de comer errado (o que ajudou e muito no aumento exagerado de peso). Vale a pena sempre contar com um profissional qualificado para isso.

Meu percentual de gordura está alto, e isso é o mais importante. Diminuir o peso vai vir, mas o foco principal é a saúde. Isso também me fez gostar muito da Doutora Luciane, ela não me mandou “perder peso” (por mais que isso aconteça naturalmente), mas sim, “vamos diminuir essa taxa de gordura e a gordura visceral”. Aliás, a gordura visceral é a mais prejudicial, e eu to ali no limite. Tenho que me cuidar mesmo!

A gordura visceral é aquela que fica localizada em volta de órgãos vitais como coração, pulmões e na cavidade abdominal em volta dos rins, fígado, etc. É o tipo mais perigoso de gordura e seu acúmulo está associado com o aumento do risco de doenças cardiovasculares (coração), diabetes, hipertensão, síndrome metabólica, resistência insulínica e outras.” (fonte)

A alimentação é um dos pilares mais importantes para a saúde do corpo e da mente.

Não esqueçam de seguir o Instagram do Projeto Gordinha Mais Saudável, la estou postando dicas para o dia-a-dia você comer bem, e se sentir feliz!

Doutora Luciane Medeiros P.Fonseca
AMA Fisioterapia e Estética
Facebook e Site
Endereço: Avenida Itororó, 593 – Indaiatuba/SP
Telefone: (19) 3801-1207

helgawtakeno

Vim para Indaiatuba em 2010 e me apaixonei pela cidade. Sou cinéfila, jornalista, designer gráfica, trabalho com mídias sociais também. E sou nerd com muito orgulho. Espero que gostem da minha visão sobre Indaiatuba e meus conselhos sobre filmes, culinária, e o que mais vier. Esse blog é feito com muito carinho ♥

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *